bruxismo

Você já ouviu falar sobre o bruxismo? Essa condição se caracteriza pelo ranger ou apertamento dos dentes. Algumas pessoas fazem isso enquanto dormem, outras enquanto estão acordadas e outras fazem isso o tempo todo. No entanto, podem não perceber o que fazem.

Entende-se que a maioria das pessoas range e / ou cerra os dentes ocasionalmente até certo grau. Mas o bruxismo é quando você faz isso com frequência ou força suficiente para causar dor, sensibilidade e rigidez muscular. A longo prazo, pode se tornar um distúrbio sintomático e causar inclusive, problemas dentários.

Sintomas

Antes de mais nada, você precisa conhecer os sintomas para saber se tem esse problema. Então, os sinais de bruxismo noturno incluem ruídos de trituração. 

Mas, geralmente quem percebe é alguém que dorme ao lado da pessoa. Isso porque o bruxista não sabe que está rangendo os dentes. 

Embora o ruído seja o principal sintoma, outros sinais incluem:

– Dores de cabeça

– Dor muscular facial

– Maxilar Dolorido e Abertura limitada da boca

– Dor de ouvido

– Aperto e rigidez dos ombros

Além desses sintomas, os bruxistas também podem desenvolver problemas mais duradouros como dentes desgastados e rachados. Mas, isso pode ser reparado pelo dentista.

Sintomas de longo prazo

– Sensibilidade dentária: os dentes tornam-se sensíveis a alimentos quentes, frios ou doces;

– Dor e rigidez na articulação da mandíbula;

– Inflamação e retração das gengivas;

– Perda prematura de dentes.

Causas e diagnóstico de bruxismo

O bruxismo pode ser identificado devido às pontas dos dentes achatadas. Além disso, também pode ser diagnosticado com base no desgaste excessivo e no esmalte fino causado pelo aperto e ranger dos dentes. 

Existem várias causas potenciais que levam uma pessoa a desenvolver o bruxismo, isso inclui:

– Estresse e a ansiedade 

– Consumo excessivo de álcool

– Alta ingestão de cafeína, particularmente aqueles que bebem muito café

– Tabagismo

O bruxismo também pode ser causado por uma discrepância oclusal, também conhecida como mordida imperfeita ou anormal. Ou seja, a maneira como os dois conjuntos de dentes se juntam. 

Além disso, certos medicamentos como antidepressivos também podem aumentar o risco de uma pessoa sofrer de bruxismo. 

Tratamentos para o bruxismo

Uma maneira de tratar os sintomas do bruxismo é usando um protetor bucal para evitar os danos causados ​​pelo aperto e trituração. O aparelho também pode reduzir o ruído.

Outros tratamentos para os sintomas incluem visitar o dentista para realizar procedimentos dentários necessários para reparar os danos causados ​​pelo bruxismo. Isso pode incluir coroas e tratamento de canal. 


Os bruxistas também podem precisar remodelar os dentes, principalmente quando a sensibilidade surge devido ao desgaste. Embora não seja comum, alguns medicamentos podem ser usados ​​para tentar reduzir o bruxismo como relaxantes musculares e leves indutores do sono. 

Bruxismo em crianças

Por fim, o bruxismo também pode ocorrer em crianças. Mas essa condição termina quando os dentes permanentes de uma criança estão totalmente erupcionados.

Acredita-se também que ocorra mais quando as crianças estão em fase de provas escolares ou passando por algum momento de tensão. —->>—>> Saiba qual é a melhor idade para começar o tratamento com aparelho.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

E-Book Harmonização Facial

Digite seu endereço de e-mail abaixo para obter atualizações gratuitas do blog!

Fechar

Seu e-mail é completamente SEGURO conosco!

E-Book - Guia de Saúde Bucal Materno-Infantil e Adolescente

Digite seu endereço de e-mail abaixo para obter atualizações gratuitas do blog!

Fechar

Seu e-mail é completamente SEGURO conosco!