O tratamento de canal foi desenvolvido para eliminar bactérias do canal radicular infectado. Assim, é possível recuperar o dente natural, impedindo a reinfecção.
Portanto, quando alguém passa por um tratamento de canal, a polpa inflamada ou infectada é removida e a parte interna do dente é cuidadosamente limpa e desinfetada, depois preenchida e selada.
O canal é um procedimento sério que deve ser realizado por um dentista especializado. Então, se você precisa desse tipo de tratamento, saiba mais sobre esse procedimento rápido e confortável que pode aliviar sua dor e salvar seu dente.
O que acontece durante o tratamento de canal?
Não é necessário se preocupar se o dentista indica tratamento de canal para você. Milhões de dentes são tratados e salvos dessa maneira a cada ano, aliviando a dor e tornando os dentes saudáveis novamente.
Dentro do dente, abaixo do esmalte branco e de uma camada dura chamada dentina, há um tecido macio chamado polpa.
Esse tecido contém vasos sanguíneos, nervos e tecido conjuntivo, que ajudam no crescimento da raiz do dente durante o seu desenvolvimento.
Um dente totalmente desenvolvido pode sobreviver sem a polpa porque o dente continua envolvidos por tecidos vivos ao seu redor.
Então, o tratamento de canal não precisa ser algo assustador, sendo que geralmente pode ser realizado em uma ou duas consultas. Mas, isso vai depender da condição do seu dente e de suas circunstâncias pessoais.
Sem dúvida, esse procedimento é extremamente eficaz, além de relativamente indolor. Assim, você voltará a sorrir, morder e mastigar com facilidade em pouco tempo.
Tratamento de canal dói?
Como os pacientes recebem anestesia, um canal não é mais doloroso do que um procedimento odontológico regular.
No entanto, a área geralmente fica um pouco dolorida após o procedimento e pode até levar alguns dias para passar.
Você precisa de um tratamento de canal?
Existem alguns sinais e sintomas que demonstram que você pode precisar de um tratamento de canal, por exemplo:
– Dor intensa ao mastigar ou morder
– “Espinhas” nas gengivas abscessos gengivais
– Um dente lascado ou quebrado durante uma situação de acidente, como tombos e ou até mordendo algo muito duro, como caroços de frutas
– Dor persistente a alimentos quentes ou frios
– Gengivas inchadas ou sensíveis
– Escurecimento das gengivas
– Escurecimento de um dente
– Dores de dentes intensas espontâneas.
– Quando a pessoa tem cárie média ou profunda.
Posso ir à escola ou trabalhar depois de fazer um tratamento de canal?
Embora você provavelmente sinta dormência durante duas ou quatro horas após o procedimento, a maioria dos pacientes consegue ir para o trabalho ou para a escola depois da realização do tratamento. No entanto, é aconselhável não comer até que a dormência passe completamente. Depois disso, se sentir algum desconforto de dor, um analgésico comum prescrito pelo dentista, resolve facilmente a situação.
Quanto custa um canal?
O custo varia dependendo da complexidade do problema e de qual dente é afetado. Certamente, o tratamento de canal e a restauração do dente natural são mais baratos que a opção de extrair o dente. Isso porque, um dente extraído deve ser substituído por um implante ou ponte para restaurar a função mastigatória e impedir que os dentes adjacentes se desloquem.
Esses procedimentos tendem a custar mais do que o tratamento endodôntico e a restauração apropriada.
Quais as vantagens de salvar o dente com o tratamento de canal
– Retornar a mastigação eficiente
– Força e sensação normal de morder
– Eliminar a dor
– Se livrar de infecção e inflamação
– Manter a saúde e equilíbrio do corpo
– Estar com o dente, significa também manter a estética do sorriso.
2 Responses
[…] Saiba Mais sobre o Tratamento Endodôntico […]
[…] O que é tratamento de canal? […]