Exames orais regulares e raios X odontológicos são as melhores maneiras de evitar emergências dentárias, detectar doenças, bem como manter um belo sorriso. Através de raios X é possível verificar a saúde de seus dentes, do osso e das gengivas. Além disso, examinar quaisquer restaurações dentárias, como preenchimentos ou coroas, tratamentos de canais realizados, dentes inclusos, entre muitos outros detalhes.
Logo, nós dentistas também podemos detectar e tratar problemas como cáries ou doenças periodontais. De fato, os raios X ajudam a encontrar problemas que não são detectados em um exame oral. Sem dúvida, tratar problemas no início de seu desenvolvimento pode economizar dinheiro e evitar problemas mais graves.
Portanto, durante avaliações orais periódicas ou abrangentes, nós revisamos as radiografias e fazemos um exame visual para procurar inflamações ou lesões de boca de forma geral, sangramentos, bolsas periodontais e cálculos ao redor e abaixo da linha da gengiva, presença de cáries e infiltrações nas restaurações, verificamos a articulação, o posicionamento dos dentes, bem como a relação entre a arcada superior e inferior no que diz respeito a oclusão.
Sobre as Radiografias
Radiografias dentárias são uma parte importante do processo de diagnóstico para a saúde bucal. Existem vários tipos de raios X que podem ser solicitados. Confira as principais categorias:
Raio X interproximal
Mostram os dentes superiores e inferiores em uma única visualização. Assim, o dentista pode ver como eles se tocam e se alinham. Além disso, se há cárie ou infiltração em restaurações ou peças protéticas restauradoras.
Raio X periapical
Mostra o dente inteiro, desde a coroa exposta até o final da raiz e os ossos que sustentam o dente. Essas radiografias são usadas para encontrar cáries, infiltrações nas restaurações, problemas dentários abaixo da linha gengiva como por exemplo, dentes impactados, abscessos, cistos, tumores e alterações ósseas relacionadas a algumas doenças.
Raio X Panorâmico
Esse tipo de raio X odontológico é normalmente usado em tratamentos específicos ou diagnóstico. Portanto, uma radiografia panorâmica mostra toda a boca, incluindo maxilares, dentes, seios nasais, área nasal e articulação temporomandibular (ATM).
Raio X Perfil
Este tipo de raio X é utilizado para que seja realizado um estudo de análise cefalométrica, onde determinamos as diretrizes para planejar e realizar tratamento com aparelhos, tanto em crianças como em adultos.
Raios x Ajuda a Detectar
- Cárie, especialmente pequenas áreas de cárie entre os dentes.
- Danos nas restaurações existentes.
- Perdas ósseas na boca.
- Alterações no osso devido à infecção decorrente de problema de canal.
- Condição e posição dos dentes para ajudar a preparar implantes, aparelhos dentários, dentaduras ou outros procedimentos dentários. Saiba quando começar a usar aparelho dentário.
- Abscessos (uma infecção na raiz de um dente ou entre a gengiva e um dente)
- Cistos e alguns tipos de tumores
- Abscessos (presença de pus)
No responses yet