Será que você precisa de um implante dentário? Quando falta um ou vários dentes na boca, é comum recorrer a esse procedimento para restaurar a função bucal, bem como melhorar a estética.
O implante dentário atua como um substituto para a raiz de um dente ausente. Por sua vez, essa “raiz dentária artificial” serve para segurar um dente ou vários dentes, como se fossem uma “ponte de substituição”.
Sem dúvida, ter um implante dentário fundido ao osso é a imitação mais próxima de um dente natural. Além disso, não afeta os dentes próximos e possui grande estabilidade.
Os implantes dentários são feitos de titânio, o que lhes permite integrar-se ao osso sem ser reconhecido como um objeto estranho no corpo.
Embora a função principal dos implantes seja a substituição dos dentes, também podem ajudar em outros procedimentos dentários.
Devido à sua estabilidade, os implantes podem ser utilizados para apoiar uma prótese removível porque proporcionam um ajuste mais seguro e confortável.
Devido à sua estabilidade, os implantes podem ser utilizados para apoiar uma prótese removível porque proporcionam um apoio mais seguro, rígido e confortável.
Além disso, para procedimentos ortodônticos, os mini-implantes dentários podem atuar como dispositivos de ancoragem temporários (TAD). Isso significa que servem de apoio para que dentes possam ser movimentados para a posição desejada. Logo após o cumprimento dessa função, os implantes são removidos.
Você precisa de um implante dentário?
Os implantes dentários podem ser usados para substituir um único dente, vários dentes ou todos os dentes.
Quando se trata de substituição dentária, geralmente existem três opções:
– Aparelho dentário removível (prótese total ou parcial)
– Ponte dentária fixa
– Implante dentário
As dentaduras são a opção mais acessível para substituição de dentes, mas são as menos desejáveis devido à inconveniência de ter algo móvel na boca. Além disso, as dentaduras podem afetar o paladar e a experiência sensorial com os alimentos.
No caso da ponte, a principal desvantagem é a dependência dos dentes naturais existentes para suporte.
Colocar um implante é doloroso?
A cirurgia de implante dentário geralmente é realizada sob anestesia local e, portanto, nenhuma dor deve ser sentida durante o procedimento.
Ao final, o desconforto pós-operatório varia de acordo com cada caso individual. Em geral, a maioria das pessoas sente um desconforto semelhante a uma extração dentária. No entanto, essa dor pode ser gerenciada com medicamentos analgésicos.
Que cuidados são necessários após um implante dentário?
Imediatamente logo após o procedimento de implante dentário, é preciso ter alguns cuidados de rotina em casa:
- fazer repouso,
- não falar muito,
- fazer compressas com gelo na região onde foi colocado o implante,
- cuidar da dieta que muda nos primeiros dias de recuperação,
- tomar os medicamentos prescritos pelo dentista e manter o local higienizado.
Uma boa higiene bucal para pessoas com implante dentário envolve escovação e uso do fio dental diariamente.
Além disso, é essencial continuar o acompanhamento no consultório e somente o dentista pode determinar quando você está de alta. Todas estas orientações são dadas pelo profissional.
Com o passar do tempo, ao redor dos implantes dentários pode ocorrer uma condição chamada “peri-implantite”, que é equivalente à doença periodontal. Isso se refere à inflamação da gengiva e do osso ao redor do implante.
A inflamação dos tecidos circundantes geralmente ocorre porque a prótese que está conectada ao implante pode estar alta e desta forma o paciente morde ou toca primeiro com este dente (isso requer um ajuste da peça), ou por alguma infecção bacteriana ou por falta de higienização adequada. Mas, esta situação descrita acima não é comum.
Fazer uma revisão de 6 em 6 meses ao dentista é uma atitude imprescindível para o sucesso do tratamento e manutenção do serviço realizado.
Afinal, quem pode colocar um implante dentário?
Os implantes para substituição de dentes perdidos podem ser colocados em pessoas na fase adulta, que já passaram, portanto da fase de crescimento. Não existe uma idade limite. O dentista examina a área a ser considerada para o implante dentário e faz também uma avaliação clínica para definir se o paciente está em condições de receber ou não um implante.
A decisão sobre qual implante escolher depende de muitos fatores que incluem: localização do dente, quantidade de dentes ausentes; quantidade e qualidade do osso em que o implante dentário deve ser colocado e saúde geral do paciente.
No responses yet