o que e gengivite

O sangramento gengival é um problema bucal muito comum, mas pode ser um desafio determinar o que exatamente está causando o sangramento. 

Pode haver várias causas, incluindo gengivite, periodontite, deficiências vitamínicas, dentaduras inadequadas ou medicamentos para afinar o sangue. 

Portanto, se sua gengiva sangrar frequentemente, consulte seu dentista para descobrir e tratar a fonte do problema. Isso pode significar que você está escovando os dentes com muita força ou precisa de uma escova de dente com cerdas mais macias. Saiba qual escova de dente você deve escolher.

Se você ou alguém da sua família sofre de sangramento nas gengivas, saiba que isso pode ser corrigido. Abaixo, você encontrará um resumo das principais causas e como gerenciá-las para ter de volta um belo sorriso.

Causas do sangramento gengival

As deficiências de vitamina K e vitamina C podem contribuir para o sangramento gengival. Se você mantém consultas odontológica regulares e ainda apresentar sangramento nas gengivas, pode ser falta de vitamina. 

Outra causa é a gengivite, uma inflamação que ocorre quando as bactérias permanecem na gengiva por muito tempo. Isso pode ocorrer devido à escovação incorreta ou uso inadequado do fio dental. 

As pessoas com gengivite geralmente apresentam gengivas inflamadas e inchadas, bocas doloridas e sangramento. 

Quando não tratada, a gengivite tem o potencial de avançar para a periodontite, que afeta não apenas as gengivas, mas também o osso e os tecidos ao redor dos dentes.

Outras causas menos comuns de sangramento nas gengivas são dentaduras inadequadas. Se você estiver sentindo algum incômodo ao usar seu aparelho ou implante oral, informe seu dentista. Saiba como higienizar sua prótese dentária.

Às vezes, as alterações hormonais pelas quais uma mulher passa pode contribuir para o sangramento gengival. Pessoas que sofrem de leucemia ou hemofilia também são mais propensas a sangrar as gengivas. Além disso, quem faz uso de anticoagulantes.

Como evitar o sangramento nas gengivas

Melhorar a escovação: escovar os dentes da forma errada ou a falta de escovação leva a formação de placa e tártaro ao longo da linha da gengiva. 

Talvez você esteja usando uma escova de dente muito dura, isso poderá fazer com que suas gengivas sangrem, assim como uma escova de dente desgastada. 

Tudo que você precisa fazer para resolver o problema é substituir sua escova de dente por uma mais macia. Saiba com que frequência você deve trocar sua escova de dente.

Uso do fio dental: o fio dental deve ser usado da forma correta, ou seja, deslizando-o levemente para cima e para baixo entre os dentes. Algumas pessoas usam o fio dental com muita força, o que pode causar sangramento nas gengivas. 

Uso de antisséptico bucal: Você também pode enxaguar a boca com um anti-séptico bucal que ajudará a matar as bactérias e combater qualquer infecção. 

Como parar o sangramento gengival

Antes de mais nada, você deve seguir uma rotina de higiene bucal para garantir que seus dentes e gengivas estejam saudáveis. 

Pode levar algum tempo até que as gengivas parem de sangrar toda vez que você escovar, mas para amenizar o problema, você pode usar uma gaze para pressionar a região afetada até que pare o sangramento. 

Além disso, você pode aplicar gelo nas gengivas, se o sangramento for intenso

Invista numa dieta saudável

Existem coisas em nossa dieta que podemos mudar para ajudar a melhorar a saúde de nossos dentes e gengivas.

Reduza o consumo de doces açucarados, chocolate, alimentos processados ​​e refrigerantes.

Além disso, é indicado adicionar mais frutas, legumes e verduras na sua alimentação.Desta forma, você pode aumentar a sua imunidade e dificultar o aparecimento de várias doenças. Saiba o que fazer para melhorar a imunidade

Conclusão

Por fim, se suas gengivas estão sangrando e você não sabe a causa, o primeiro passo é marcar uma consulta com seu dentista. 

A realização de exames regulares é importante para tratar qualquer problema nas gengivas.  O sangramento pode ser um sinal de alerta, portanto, seja qual for a causa, procure um dentista. Fale com a gente

 

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

E-Book Harmonização Facial

Digite seu endereço de e-mail abaixo para obter atualizações gratuitas do blog!

Fechar

Seu e-mail é completamente SEGURO conosco!

E-Book - Guia de Saúde Bucal Materno-Infantil e Adolescente

Digite seu endereço de e-mail abaixo para obter atualizações gratuitas do blog!

Fechar

Seu e-mail é completamente SEGURO conosco!