A perda de um único dente pode impactar praticamente todos os aspectos da vida de uma pessoa. Sem dúvida, um dente a menos em seu sorriso prejudica a estética do rosto. A boa notícia é que através de uma prótese unitária o dente ausente pode ser substituído.
Dessa forma, todas as suas funções são restauradas, incluindo a estimulação do seu maxilar. De fato, perder um dente é algo muito desagradável que leva a baixa autoestima, principalmente para pessoas preocupadas em manter uma boa aparência.
Certamente, esse procedimento ajuda muito a melhorar o sorriso de qualquer pessoa, devolvendo a beleza ao rosto.
Substituição dentária com implante
Um implante dentário é uma solução para perda de algum dente. Esse tratamento usa uma pequena haste de titânio para fornecer suporte para uma coroa de cerâmica. Assim, o implante é cirurgicamente inserido no maxilar do paciente.
Esse processo integra a haste na mandíbula, transformando-a em uma raiz de substituição segura que mantém o novo dente no lugar, proporcionando estabilidade e permitindo que funcione exatamente como os dentes naturais.
É importante substituir os dentes ausentes ou com falha, pois, com menos dentes para mastigar, as tensões nos dentes restantes aumentam e reduzem sua vida útil.
Além disso, dentes sem oposição podem mudar de lugar e interferir na maneira como você morde e mastiga, causando mais danos no futuro.
Colocando sua prótese unitária
O processo de colocação de uma prótese unitária envolve cirurgia. Mas, antes disso, é necessário consultar o dentista para que faça uma avaliação inicial. Assim, a boca do paciente será examinada atentamente para verificar sinais de cáries e doenças periodontais.
Além disso, raios X odontológicos podem ser solicitados para determinar se é necessário um enxerto ósseo antes da colocação do implante.
A cirurgia começa com uma pequena incisão no tecido gengival, que fornece acesso ao maxilar. Em seguida, um orifício é perfurado no osso e a coluna do implante é colocada dentro. Assim, suas gengivas são preenchidas com um dente temporário.
A recuperação de um procedimento de prótese pode demorar várias semanas. À medida que cicatriza, seu osso se funde gradualmente ao implante, integrando-se à mandíbula.
O tratamento é demorado?
Na maioria dos casos, o tratamento é rápido e praticamente indolor. A maioria dos pacientes relata menos desconforto após a colocação de um implante do que após a extração de um dente.
O resultado final será um dente de substituição que funcionará como um dente natural. Aliás, a escovação também deve ser feita de forma habitual.
Portanto, realizando os devidos cuidados, a prótese pode durar a vida toda porque é forte o suficiente para suportar a pressão da mastigação.
Acompanhamento do dentista
O dentista monitora o progresso do paciente submetido a esse procedimento para garantir que o osso esteja se fundindo adequadamente e que não haja complicações. Logo após a cicatrização total do implante, o dente temporário é removido.
Em seguida, o dentista fará o molde da boca do paciente, que é usado para projetar e fabricar seu dente de substituição final. Quando o dente estiver pronto, ele será fixado nos pinos do implante com um pequeno parafuso.
Benefícios de uma prótese unitária
- O implante se parece exatamente com o resto dos dentes naturais. Isso fornece um sorriso perfeitamente natural. Assim, ninguém será capaz de dizer que existe um dente falso.
- O novo dente deve funcionar como o resto dos dentes reais. Portanto, é possível comer todo o tipo de alimento sem se preocupar, bem como falar normalmente.
- Não há necessidade de remover o esmalte dos dentes adjacentes. Os dentes naturais não precisam ser alterados.
- A prótese restaura a estimulação do maxilar. Isso ajuda a impedir a perda óssea na mandíbula, mantendo-a forte e saudável.
Para conhecer todas as opções disponíveis para restaurar seu sorriso, agende uma consulta com a Dra. Patrícia de Mori Marasco.
No responses yet