Deixar de escovar os dentes é um erro que você não deve cometer. Embora possa parecer tentador, principalmente quando já estamos deitados na cama, saiba que a escovação noturna é mais importante que as demais. Portanto, é uma parte essencial da sua higiene bucal porque ajuda a prevenir cáries e doenças nas gengivas.
Escovar os dentes pelo menos três vezes dentro de um período de 24 horas é extremamente importante. Isso porque, ao remover regularmente partículas de alimentos, detritos e bactérias, você evita as causas mais comuns de cáries e doenças gengivais. Toda vez que você deixa de escovar os dentes, contribui para o acúmulo de bactérias que seriam destruídas facilmente com uma escovação de dois minutos.
É melhor escovar os dentes de manhã ou à noite?
Embora seja ideal escovar os dentes de manhã, quando você acorda, à tarde e à noite antes de ir para a cama, a escovação noturna é realmente muito necessária.
Durante o dia, os alimentos que você come se acumulam nos dentes, alimentando as bactérias. Normalmente, a saliva age como uma defesa natural da boca contra bactérias, pois possui propriedades antibacterianas. Além disso, neutraliza o nível de ácido da boca e lava os restos de comida.
No entanto, a produção de saliva diminui à noite, permitindo a formação de placas bacterianas. Assim, a tendência é que haja um ataque ao esmalte dos dentes. Portanto, se você não remover esses detritos antes de dormir, eles terão a noite toda para danificar seus dentes. Com o tempo, isso pode causar danos significativos, como cáries por exemplo.
Como a placa se acumula quando você pula a escovação noturna
A falta de escovação permite que as bactérias se multipliquem e formem uma substância pegajosa que você sente ao longo dos dentes quando não escova há algum tempo. Demora cerca de 24 horas para essa placa produzida pelas bactérias se acumular e amadurecer na boca.
Quando você escova, destrói esse crescimento de bactérias que se desenvolveu desde a última vez que escovou. No entanto, quando a placa permanece nos dentes após você pular a escovação noturna, ela torna-se mais dura, mais áspera e mais amarelada.
Essa nova substância pode se calcificar e formar o tártaro que continua a crescer à medida que você deixa de escovar os dentes. Eventualmente, o acúmulo de tártaro pode causar cáries e perda de dentes. O tátaro só pode ser removido pelo dentista. Saiba mais sobre limpeza bucal.
Ignorar a escovação leva à doença gengival
Além de cáries, não escovar os dentes regularmente pode causar doenças nas gengivas. Como as bactérias, as partículas e os resíduos alimentares formam a placa e depois o tártaro nos dentes e isso também pode prejudicar as gengivas.
A doença gengival pode variar de leve e facilmente tratável à grave, com sintomas que variam de gengivas com sangramento intensos a dentes perdidos. Nos casos mais graves, a doença gengival pode causar deterioração da gengiva e perda óssea, o que pode levar à perda dos dentes.
O que fazer se você não escova os dentes há algum tempo
Se faz semanas ou meses que você perdeu o hábito de escovar os dentes, a primeira coisa a fazer é substituir a escova de dentes e voltar a realizar a escovação diária. Além disso, você também deve agendar imediatamente uma consulta com um dentista.
Isso porque, provavelmente você está com acúmulo de tártaro nos dentes que deve ser removido com uma limpeza. Também pode ser necessário fazer um exame completo e radiografias dentárias para verificar se há outros problemas. Nunca é tarde para voltar ao caminho da boa higiene bucal e dos cuidados necessários para manter sua boca saudável.
Escovar os dentes da maneira certa
Ao escovar os dentes durante o dia e à noite antes de dormir, verifique se você está realmente fazendo o melhor pelos seus dentes.
Usando uma escova de dentes de cerdas macias, escove os dentes por dois minutos, tendo o cuidado de escovar para cima e para baixo em direção às linhas da gengiva e atrás dos dentes posteriores.
Você também deve usar esse tempo para passar o fio dental e garantir que todos os detritos se foram antes de ir para a cama. Conheça a melhor forma de usar o fio dental.
Aproveite e agende uma consulta para fazer uma revisão.
No responses yet