Sim! Crianças também podem ter bruxismo, mesmo que isso seja mais comum na fase adulta. Muitas crianças rangem os dentes quando estão dormindo.
Essa condição é conhecida como bruxismo, sendo uma reação inconsciente ao estresse e a ansiedade ou devido a problemas dentários como a má oclusão ou mordida errada. Distúrbios do sono também pode ser um fator gerador do bruxismo.
Em alguns casos, o bruxismo se resolve sozinho com o tempo. Mas, se a condição persistir, pode ter vários efeitos na boca e na saúde geral da criança.
Crianças com bruxismo geralmente não acordam à noite por causa do barulho que estão fazendo ao apertar a mandíbula e esfregar os dentes, mas os pais ouvem e se preocupam!
Por que as crianças rangem os dentes?
Ninguém sabe ao certo por que as crianças rangem os dentes. Mas elas podem fazer isso pelos seguintes motivos:
– Seus dentes superiores e inferiores estão desalinhados.
– Elas sentem dor em algum outro lugar do corpo.
– Elas estão estressadas.
Efeitos de curto prazo do bruxismo
Os efeitos de curto prazo do ranger de dentes em crianças costumam ser os sinais que permitem aos pais saber se a criança sofre de bruxismo. Por exemplo, de manhã ao acordar ela sente dor de cabeça ou reclama de dores no ouvido?
Isso pode ocorrer devido à pressão de apertar a mandíbula e ranger os dentes à noite. O bruxismo pode causar o desgaste do esmalte dos dentes, dor na mastigação ou tornar os dentes mais sensíveis ao calor e ao frio.
Veja também: Quando levar a criança ao dentista pela primeira vez
Efeitos a longo prazo
Se o bruxismo continuar, pode ter vários efeitos de longo prazo para as crianças. Danos significativos ocorrem nos dentes se a criança continuar apertando e rangendo por meses seguidos. O esmalte não apenas se desgasta, mas os dentes podem lascar, achatar ou fraturar.
Quando uma criança range muito os dentes, por um longo período, existe a possibilidade de desenvolver um distúrbio da articulação temporomandibular (ATM), que causa ainda mais dor na mandíbula e pode dificultar a mastigação.
Como os pais podem ajudar
Se os pais perceberem que seu filho está rangendo os dentes, existem maneiras de ajudar. Uma solução é prescrever um protetor bucal especial para a proteção dos dentes à noite.
Se o bruxismo estiver relacionado ao estresse, os pais podem ajudar a criança a relaxar, seja através da leitura antes de dormir ou experimentando exercícios de relaxamento.
No entanto, se a criança for mais velha, os pais podem tentar falar sobre o que a está incomodando para que juntos encontrem uma solução.
Bruxismo na infância
Se você suspeita que seu filho tenha bruxismo, marque uma consulta hoje mesmo. Assim poderei fornecer um diagnóstico preciso e explicar as opções de tratamento.
Talvez a criança tenha a necessidade de usar um protetor bucal, trata-se de um dispositivo dentário adaptado à boca para proteger os dentes.
Além de prescrever um protetor bucal, algumas dicas e conselhos podem ser úteis para ajudar a criança a lidar com isso para garantir que todos tenham uma boa noite de sono. Portanto, é importante fazer consultas regulares ao consultório para identificar possíveis sinais de danos dentários.
No responses yet