A reabilitação oral é a especialidade da odontologia encarregada de diagnosticar os problemas dentários do paciente e determinar os tratamentos que devem ser realizados para restaurar a estética e a funcionalidade. Com um tratamento completo e qualificado, você poderá garantir uma melhor aparência aos seus dentes.
Para que a reabilitação oral seja bem sucedida é preciso realizar procedimentos modernos com tecnologia de ponta e trabalho em parceria com outras disciplinas da odontologia, como periodontia, endodontia, implantologia e ortodontia.
Razões pelas quais você pode precisar de reabilitação oral
Dentes com tratamento de canal: quando há uma cavidade muito profunda a ponto de afetar o nervo do dente, é necessário um tratamento de canal ou endodôntico para limpar a infecção. Após esse procedimento, o dente fica fragilizado, necessitando de um tratamento de reabilitação oral para ser reconstruído e assim recuperar sua função e estética.
Fratura dentária: bruxismo ou golpes pesados podem levar a fraturas dentais graves que exigem alguma forma de tratamento de reabilitação oral.
Perda de dentes: neste caso, que é o mais complexo, é necessário realizar um tratamento para a reabilitação oral. As opções são: prótese removível, prótese fixa ou implante dentário.
Conheça os fatores de risco para a perda dentária
Você sabia que a perda total ou parcial dos dentes não ocorre apenas em idosos? A perda total de dentes pode ser desencadeada por uma patologia prévia da estrutura dentária ou dos seus tecidos de suporte (doença periodontal), e se não for tratada a tempo pode comprometer articulações e músculos do seu rosto e do pescoço.
A perda parcial de dentes pode levar a problemas nas articulações da ATM, (disfunção da articulação temporomandibular) que afeta a articulação que liga o maxilar superior e o inferior. Além disso, alterações dentárias e faciais, cáries, entre outros.
Lembre-se de que, em qualquer idade, sua saúde bucal pode ser permanentemente ou parcialmente afetada se você não levar em consideração certas recomendações. Para corrigir e evitar graves danos à saúde bucal, é necessário consultar um dentista para fazer um diagnóstico e indicar o tratamento adequado para cada caso.
Reabilitação oral para a perda de dentes
A perda dos dentes pode comprometer o sistema estomatognático, que permite realizar funções básicas como comer, falar, respirar, chupar ou beijar. Mas, acima de tudo, pode afetar seu estilo de vida e saúde mental, daí a importância da reabilitação oral.
A perda parcial dos dentes pode ser tratada em uma ou ambas as arcadas dentárias, com:
Prótese fixa: Restaura um ou mais dentes naturais e suas partes são totalmente suportadas por dentes naturais ou implantes.
Prótese parcial removível: Com este dispositivo os dentes que faltam são substituídos e apoiados nos dentes ou implantes em grande parte da mucosa.
Por outro lado, facetas estéticas em porcelana, resina ou zircônio em dentes anteriores e também inlays em dentes posteriores, são tratamentos de reabilitação oral que podem ser necessários para a reconstrução parcial de estruturas dentais.
As facetas são aderidas à superfície do dente enquanto o inlay é embutido na parte oclusal dos molares e pré-molares para cobrir, substituir ou preservar a parte sadia do dente.
Marque uma consulta hoje mesmo!
Graças à reabilitação oral realizada em nossa clínica Sorria Mais Odontologia, você será capaz de exibir seus dentes como você nunca fez antes. Devolveremos a função e a harmonia que você merece para sorrir com confiança.
Lembre-se de não esperar até o último momento! Se quiser que seu sorriso reflita o melhor de você, entre em contato e solicite já uma consulta.
No responses yet