Limpeza dos dentes benefícios da profilaxia bucal

Há quanto tempo você não realiza a limpeza dos dentes? A higiene bucal é algo importante para qualquer pessoa. A profilaxia bucal é um procedimento de limpeza que ajuda a remover placa de bactérias e tártaros, curando inflamações gengivais e evitando o mal hálito na nossa cavidade oral.

Por que a profilaxia bucal é necessária
Quando há placas bacterianas nos dentes, várias doenças bucais podem aparecer. Com o tempo, essa placa se acumula e se transforma em tártaro. Porém, esse estágio é quase impossível de remover com a escovação diária, por isso que a limpeza profissional é necessária.

As bactérias que formam a placa podem causar doenças como gengivite ou periodontite. Recomenda-se a limpeza dos dentes pelo menos a cada 6 meses.

Quais são as vantagens da profilaxia dentária?

Realizar uma limpeza profissional significa remover a placa de bactéria da área de esmalte do dente. Isso tornará as gengivas mais saudáveis.

 Além disso, é possível remover muitas das manchas da superfície dos dentes, clareando o sorriso e devolvendo ao paciente, um sorriso saudável.

O dentista avaliará que tipo de limpeza é mais apropriada para o seu caso, pois existem métodos diferentes como: limpeza manual e limpeza por aparelho de ultrassom.

O uso do ultrassom é muito eficiente para remover o tártaro e toda a placa bacteriana, além de manchas nos dentes, devido às vibrações que realiza.

No final, pode-se passar um jato de bicarbonato de sódio para deixar a superfície dos dentes bem lisa e depois, terminar o polimento dos dentes uma escova e pasta profilática.

Duração

A profilaxia dentária dura aproximadamente 30 minutos, sendo um procedimento simples de realizar e normalmente, indolor.  Nos casos em que alguma dor é sentida, a aplicação de anestesia é sugerida pelo dentista.

É importante que, além da profilaxia bucal feita no consultório, o paciente mantenha uma limpeza constante e adequada em casa.

Está na hora de fazer a limpeza nos dentes?

Como nossa rotina diária é corrida, só procuramos o dentista quando sentimos desconforto ou problemas dentários. Mas, devemos retornar pelo menos duas vezes por ano para realizar uma limpeza adequada.  Assim, é possível manter os dentes e gengivas saudáveis, além de prevenir doenças como gengivite, periodontite e cáries..

A gengivite corresponde a inflamação da gengiva, caracterizada por aspecto inchado e avermelhado.  Causa desconforto ao paciente e sangramento durante a escovação e uso do fio dental, além de mal hálito. Quando não tratada, seu estágio mais avançando pode destruir todo o tecido que segura os dentes, passando a ser chamada de periodontite. À partir deste quadro, aumenta o risco da perda dos dentes.

Você também acha que a profilaxia bucal desgasta ou arranha os dentes? 

Essa crença não é verdadeira. A profilaxia dentária não danifica o esmalte. Portanto, um paciente pode realizar a profilaxia recomendada pelo dentista sem que os dentes sofram alterações.

Posso fazer a limpeza dos dentes? 

Todas as pessoas podem e devem consultar o dentista regulamente para fazer a limpeza dos dentes. Se você usa ortodontia, especialmente a fixa, fique atento. Os componentes do aparelho podem dificultar a higiene bucal. Portanto, os especialistas recomendam fazer a profilaxia dental, antes de iniciar o tratamento e durante o tratamento.

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

E-Book Harmonização Facial

Digite seu endereço de e-mail abaixo para obter atualizações gratuitas do blog!

Fechar

Seu e-mail é completamente SEGURO conosco!

E-Book - Guia de Saúde Bucal Materno-Infantil e Adolescente

Digite seu endereço de e-mail abaixo para obter atualizações gratuitas do blog!

Fechar

Seu e-mail é completamente SEGURO conosco!