Nascer com os dentes mais ou menos brancos depende da nossa genética. Mas, se o amarelado em seus dentes está lhe incomodando, a boa notícia é que você pode recorrer ao clareamento dental.
Alguns hábitos diários frequentemente fazem com que a cor de nossos dentes se torne mais escura, opaca e amarelada. Isso pode acontecer devido ao consumo exagerado de café ou vinho e também pelo tabagismo. Além disso, a idade avançada pode causar certo escurecimento nos dentes.
Qualquer pessoa pode fazer o clareamento dental?
Sim, qualquer pessoa pode clarear os dentes. Quando um paciente vem até meu consultório, eu considero alguns fatores para decidir pelo clareamento, por exemplo:
- Qual é a tonalidade dos dentes do paciente?
- Os dentes estão manchados ou descoloridos?
- Qual foi a última vez que esse paciente consultou um dentista para realizar uma limpeza nos dentes? Isso porque os materiais clareadores podem ter problemas para chegar à superfície do dente se ele estiver coberto de placa bacteriana e tártaro. O clareamento dental funciona melhor se coordenado alguns dias após a limpeza.
Qual é o método de clareamento dental mais seguro e eficaz?
Existem dois métodos de clareamento: na clínica e em casa. O clareamento em meu consultório baseia-se na aplicação de um gel clareador diretamente na superfície dentária e sua posterior ativação por meio de luz LED, halógena, laser ou plasma. Esse procedimento garante um bom resultados.
Outra maneira de clarear os dentes é fazer o molde da dentição do paciente para criar uma tala adaptada à sua boca. O paciente deve preencher a tala em casa com gel clareador, e logo depois aplicar nos dentes e deixar agir por algumas horas.
É melhor fazer em casa ou na clínica?
Os resultados são muito semelhantes, mas um clareamento dental na clínica oferece resultados imediatos. Há alguns produtos vendidos em farmácias que você pode adquirir, mas se você não souber o seu estado de saúde bucal, pode até mesmo causar danos a sua gengiva.
Aliás, os kits de clareamento vendidos na farmácia não são muito eficazes porque a concentração de peróxido de hidrogênio (o agente de clareamento) é muito pequena. Eu recomendo sempre que as pessoas procurem o consultório para realizar uma avaliação antes de realizarem algum procedimento por conta própria.
Assim, se for necessário, eu removo o tártaro acumulado nas superfícies dos dentes. Se o tom dos dentes for bonito, pode não ser necessário realizar um clareamento, apenas mais limpezas orais contínuas.
Portanto, para que o tratamento de clareamento dental seja seguro ele deve ser prescrito por um dentista e deve ser realizado levando em consideração a saúde bucal do paciente.
Qual é a melhor técnica de clareamento dental?
Bem, tudo vai depender do paciente. Geralmente eu ofereço algumas opções para garantir um tratamento personalizado.
Normalmente, a substância utilizada para clarear os dentes é o peróxido de carbamida 10 ou 16% ou peróxido de hidrogênio. O resultado é o mesmo no final, muda apenas o tempo necessário de contato com o dente.
O clareador é selecionado conforme o tipo de coloração dentária, assim como a qualidade do esmalte, presença de hipersensibilidade prévia, etc.
Portanto, é um tratamento absolutamente personalizado para maximizar os resultados.
E quanto à sensibilidade?
Não se pode negar que há um aumento da sensibilidade dentária a estímulos como calor ou frio nas primeiras 24 ou 48 horas após a realização do tratamento. Mas depois de passados dois dias, o paciente não notará esse aumento de sensibilidade.
Veja também: Dentes sensíveis? Saiba o que fazer
Considerações finais
No consultório, eu faço um estudo da cor dos dentes de cada paciente. Dessa forma, determino se ele está apto para o clareamento dental. Quando há cárie ou sinais de alguma doença periodontal ativa, o clareamento não é recomendado até que o problema seja resolvido.
Aproveite e faça seu agendamento, clicando AQUI.
No responses yet