Untitled 2022 02 02T213524.104 1 2 - Por que os dentes ficam moles?

Na fase adulta o amolecimento dos dentes é um sinal de que há algo de errado, sendo assim, requer atenção e tratamento, pois caso contrário, poderá levar a perca deles.

Alguns fatores podem estar relacionados aos dentes moles na fase adulta, mas existem três que são os principais e dos quais valem a pena prestar atenção: periodontite, traumatismo dentário e bruxismo.

  • Periodontite: A causa mais comum, e na maioria das vezes, acontece devido a má higiene bucal. A doença periodontal é devido ao acúmulo de bactérias na boca, que resulta a inflamação na gengiva e, ao longo do tempo, na destruição do tecido que sustenta o dente, gerando a perda óssea, sem os devidos cuidados os dentes amolecem e podem levar a queda.
  • Traumatismo dentário: Além das doenças gengivais, o trauma é outro grande responsável pelo amolecimento dos dentes. Nesse caso ocorrem através de um impacto inesperado, alguma pancada ou tombo na região da boca. Os ligamentos periodontais, responsáveis por manter as raízes dos dentes no lugar, perdem a firmeza, causando a mobilidade dos dentes.
  • Bruxismo: Esse problema se dá a um distúrbio de sono, em que a pessoa dorme com dentes cerrados, rangendo-os involuntariamente durante a noite, que provoca uma pressão nos ligamentos periodontais que gradualmente gera um desgaste nas estruturas ósseas do dente.

Como prevenir?

Como quase tudo em odontologia, o melhor caminho é a prevenção. Embora tenha diversas causas, a melhor forma de evitar os dentes moles é cuidar da higiene bucal diariamente.

Procure um dentista assim que possível para avaliar o caso, identificar o que provocou o amolecimento do dente e cuidar da causa do problema. Como explicado nos tópicos acima, existem diversas doenças odontológicas que podem deixar os dentes com mobilidade e cada uma delas terá um tratamento específico. Somente o dentista poderá dar o diagnóstico e indicar o tratamento mais adequado ao seu caso.

Tratamentos

O primeiro tipo de tratamento para mobilidade do dente é uma contenção flexível, ou seja, estabilização do dente, que garante sua fixação e estabilidade durante a mastigação e fala, o tratamento leva, em média, duas semanas, tempo necessário para os ligamentos se curarem.

Em alguns casos pode ser indicada uma cirurgia de reconstrução do osso, ou a extração do dente. De toda forma o paciente é orientado a usar escovas especiais que auxiliam no controle do problema e a fazer o acompanhamento periódico com o especialista.

No caso da periodontite, a cura do problema pode ser um pouco mais longa, e envolve a remoção do agente causador bacteriano, em alguns casos por meio de microcirurgias.

Em relação ao bruxismo, o tratamento é mais eficaz, é orientado o uso de uma placa protetora durante a noite. Além disso são indicadas medidas para reduzir o estresse, potencializador do distúrbio.

Já, quando ocorre um acidente ou trauma, é preciso radiografar a região para verificar se houve alguma fratura, concussão ou luxação. Depois de identificado o especialista começa a realizar o tratamento da melhor forma.

Mesmo com bons hábitos de higienização, é possível que você perceba alguns sinais de dentes moles. Nesse caso, o importante é buscar a orientação de um especialista já nos primeiros sintomas, para evitar que a causa permaneça sem tratamento, levando a perda do dente.

#

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

E-Book Harmonização Facial

Digite seu endereço de e-mail abaixo para obter atualizações gratuitas do blog!

Fechar

Seu e-mail é completamente SEGURO conosco!

E-Book - Guia de Saúde Bucal Materno-Infantil e Adolescente

Digite seu endereço de e-mail abaixo para obter atualizações gratuitas do blog!

Fechar

Seu e-mail é completamente SEGURO conosco!