O primeiro sinal de que você tem dentes sensíveis é geralmente uma dor aguda e curta nos dentes. Em muitas pessoas, ocorre quando um dente é sensível a substâncias quentes e frias. A sensibilidade dentária pode ser realmente frustrante quando impede você de apreciar sua comida e bebida preferidas.
Sem dúvida, é sempre uma sensação preocupante ficar com os dentes doloridos, mas você certamente não está sozinho. De fato, a sensibilidade dentária pode ocorrer com qualquer pessoa. Portanto, como esse é um problema comum, esperamos que você aproveite nossas dicas para impedir que um dente sensível se torne um problema de saúde bucal.
O que causa dentes sensíveis?
– O esmalte desgastado é uma causa de dente sensível muito comum. O esmalte é a camada da parte externa dos dentes que protege a dentina e os nervos dentários. Quando o esmalte está desgastado pode causar maior sensibilidade ao frio ou ao calor.
– As raízes dentárias expostas são outra causa comum de dentes sensíveis. Como a raiz não é revestida de esmalte, então há uma chance grande de sensibilidade.
– As cáries são outra maneira de expor os nervos da dentina e da polpa (canal do dente) , proporcionando dor e sensibilidade. Saiba como surgem as cáries.
– Um dente quebrado ou lascado pode expor o canal dente, ou seja, seus nervos.
– A doença gengival expõe as raízes dos dentes, que não possuem esmalte protetor, fazendo com que elas se tornem sensíveis.
– A retração da gengiva é um processo normal que geralmente ocorre em idosos, aumentando a sensibilidade nos dentes.
Dentes sensíveis à água fria, comida ou ar
Alguma vez você já deu uma grande mordida em um sorvete, mas sentiu um choque doloroso nos dentes? Ou talvez até ao vento forte no inverno? Pequenas lascas ou esmalte desgastado, como mencionado acima, provavelmente são os culpados quando você tem um dente sensível ao frio.
Esse esmalte fino ou rachado permite que as sensações de frio atinjam os nervos dos dentes. Além disso, se você tem um dente sensível ao calor, provavelmente isso ocorre pelos mesmos fatores que a sensibilidade do dente ao frio.
Dente sensível à pressão e ao toque
Se você tiver sensibilidade dentária ao tocar o dente com o dedo ou fazendo outro tipo de pressão, como durante a escovação ou a mastigação, isso também pode ser causado pelo desgaste do esmalte.
A sensibilidade também pode ser desencadeada pela pressão se você tiver um mau alinhamento dentário ou bruxismo. Saiba: o que é bruxismo.
Dentes sensíveis ao açúcar
O açúcar pode levar à erosão do esmalte e à cárie dentária. As rachaduras resultantes e o esmalte fraco permitem que os nervos dos dentes entrem em contato com estímulos externos, causando sensibilidade e dor.
Tratamentos para um dente sensível
Se você está lendo este artigo, provavelmente está se perguntando como tratar dentes sensíveis. Dependendo da causa, há várias opções de tratamento. Em certos casos, remédios caseiros ou produtos comprados em farmácia podem resolver de maneira rápida, fácil e eficaz. Por outro lado, você pode precisar de tratamento dentário para corrigir a causa subjacente antes que a sensibilidade do dente se transforme em uma dor de dente intensa.
Solução caseira
Os enxágues com água salgada ( sal ou bicarbonato de sódio) são um dos remédios caseiros mais comuns para dentes sensíveis. Eles ajudam a aliviar a sensibilidade porque o sal neutraliza o ácido da boca, que causa esta sensação. Toda vez que nos alimentamos ou bebemos algo doce ou ácido, podemos contribuir para para o aumento da sensibilidade dentária.
Usar creme dental para sensibilidade também ajuda bastante a diminuir e muita vezes eliminar a dor.
Quando visitar um dentista
A dor da sensibilidade dentária deve ser passageira e não duradoura ou constante. Quando você tem dentes sensíveis a certos alimentos ou bebidas e a temperaturas extremas, a dor deve ocorrer de forma passageira e ser suportável, ou seja, não deve te incomodar.
Se a dor durar muito tempo após esses gatilhos ou for uma dor bem intensa, há uma chance de que um problema mais sério esteja acontecendo. Nesse caso, é melhor consultar um dentista.
Visite o dentista de 6 em 6 meses. Aproveite e faça seu agendamento, acessando o Link abaixo:
No responses yet