Você precisa substituir os dentes perdidos e está procurando a melhor solução? Nesse caso, você pode optar por uma prótese fixa. Dessa forma, você poderá mastigar e falar com mais confiança porque a mordida se torna mais estável.
Uma prótese fixa oferece vários benefícios como excelente aparência e durabilidade. Embora sejam necessárias algumas consultas de acompanhamento e manutenção, as próteses fixas são uma alternativa conveniente e econômica aos implantes dentários.
O artigo a seguir descreve as principais características das próteses fixas, seus benefícios e os materiais com os quais são produzidas. Confira!
O que é uma prótese fixa?
Próteses dentárias fixas são usadas para substituir dentes perdidos ou danificados. Elas são chamadas de fixas porque são implantadas de forma permanente, o que significa que não podem ser removidas pelo paciente, estando presas aos dentes naturais ou às raízes artificiais.
Uma prótese fixa não é removível, sendo anexada ao espaço onde estava um ou mais dentes ausentes para completar o sorriso de forma natural. Esse tipo de prótese preenche a lacuna dos dentes que faltam.
Os dentes adjacentes ao espaço são preparados e cobertos com coroas e, em seguida, os dentes de substituição são presos a essas coroas para formar a prótese.
Os materiais usados
Os melhores materiais, no quesito estética, para a confecção de próteses fixas são: zircônia para a camada interna e porcelana para a externa. Esses materiais garantem que a prótese permaneça sólida e durável, enquanto, ao mesmo tempo, proporcionam uma aparência muito semelhante à do dente natural, graças à translucidez da zircônia. Além disso, a zircônia e a porcelana são biocompatíveis.
Benefícios de uma prótese fixa
Uma prótese fixa oferece benefícios tanto do ponto de vista funcional quanto estético e pode ser considerada bastante semelhante à dentição natural do paciente.
Além disso, é confortável e, como não é necessário suporte da mucosa, os pacientes podem mastigar com mais força e ingerir uma variedade de alimentos.
Em todas as próteses fixas, o contorno deve ser cuidadosamente modelado para permitir o acesso à higiene bucal, pois esse tipo de prótese não pode ser removida para a limpeza.
Portanto, o paciente deve realizar a escovação diária normal, dando uma atenção especial aos pilares e as áreas de cimentação.
Conclusão
Por fim, graças às técnicas mais recentes, as bocas podem agora ser reabilitadas, mesmo quando não há dentes. Com tratamentos de próteses dentárias é possível substituir um ou mais dentes.
Para conhecer todas as opções disponíveis para restaurar seu sorriso. Fale com a gente.
No responses yet