O que são óleos essenciais?
Óleos essenciais são compostos aromáticos voláteis e naturais, extraídos de várias partes das plantas, como sementes, cascas, caules, raízes e flores. Podem ter fragrâncias agradáveis e potentes. São extraídos da parte mais saudável da planta e possuem propriedades terapêuticas, ou seja, são muito mais do que um simples aroma agradável, os óleos são reconhecidos em medicinas alternativas e são vantajosos por não conterem componentes químicos presentes em medicamentos e produtos convencionais.
Atualmente, estão sendo utilizados para aromaterapia, como dito, uma forma de medicina alternativa, para o auxílio na saúde e no bem-estar, acalmando ou gerando um estado de alegria, por exemplo. Também, ajudam na turbulência de emoções cada vez mais frequentes no contexto do cotidiano contemporâneo.
Para que servem?
Cada óleo essencial tem seu modo de agir e suas principais característica para combater malefícios emocionais e físicos específicos.
Alguns, por exemplo, ajudam a controlar, reduzir e prevenir ansiedade e o estresse. Outros são destinados a curar uma dor de cabeça, náuseas, diarréia e causar outros tipos de benefícios no corpo e na mente.
Óleos essenciais na odontologia
Os óleos essenciais possuem boas propriedades antimicrobianas, antifúngicas, anti-inflamatórias, analgésicas e aromáticas, podendo substituir substâncias citotóxicas presentes em materiais odontológicos, e estão sendo cada vez mais recomendados para utilização em clínicas, tanto por serem alternativas naturais e sem efeitos colaterais, quanto para um ambiente mais tranquilo e confortável e de qualidade para os pacientes.
- Tratamento de infecções de fungos ou bactérias
Sua utilização como forma de tratamento é eficaz, podemos encontrá-los como componentes em fórmulas de produtos terapêuticos, como anti-inflamatórios, antifúngicos, antissépticos e hidratantes.
Na odontologia, atuando em uma parte de prevenção de cáries e infecções oportunistas, uma alternativa natural, que auxilia no complemento do tratamento, de modo a evitar efeitos colaterais, diferente dos medicamentos de uso cotidiano.
- Função antisséptica
Os óleos essenciais são capazes de agir como antisséptico, assim como anti-inflamatório e antibacteriano, como exemplos os de eucalipto, lavanda, canela, tomilho e melaleuca. Eles induzem danos na estrutura celulares de bactérias e fungos, agilizando assim o tratamento.
- Tem função cicatrizante
São utilizados no processo de cicatrização de ferimentos, arranhões, ralados, e até cicatrizes de cirurgias. Como exemplo, Palmarosa, Cravo folhas, Anis estrelado, Copaíba, entre outros.
- Controle da ansiedade e medo de dentista
Nos consultórios, podemos usar a aromaterapia, que resgatada algumas sensações positivas, proporcionar um ambiente mais acolhedor para o paciente, reduzindo o pico de ansiedade antes e durante um procedimento.
Com a aromaterapia esses processos se tornam muito mais fáceis, já que com a ajuda de cheiros bem agradáveis o paciente é capaz de relaxar mais durante a consulta, e até mesmo a concentração do profissional pode ficar mais aguçada com os estímulos de alguns óleos.
No responses yet