A falta de alguns dentes são motivo de preocupação para muitas pessoas. De fato, exibir um sorriso com dentes ausentes gera constrangimento, principalmente em ocasiões especiais. Mas, para resolver esse problema é possível optar por uma prótese parcial removível.
Trata-se de uma prótese usada para substituir vários dentes ausentes, no caso do paciente não ser apto a uma prótese fixa ou a um implante dentário.
Uma prótese parcial removível deve se ajustar de forma adequada à boca, garantindo conforto ao paciente. Isso porque, próteses frouxas podem causar vários problemas, incluindo feridas ou infecções.
O que é prótese parcial removível?
As próteses parciais removíveis são dentes de substituição presos numa base. Dependendo das suas necessidades, seu dentista projetará esse tipo de prótese para você.
Uma prótese parcial pode ter uma estrutura metálica e grampos que se conectam aos dentes, ou podem ter outros conectores com aparência mais natural, como por exemplo, os silicones.
Em alguns casos, é feita uma prótese parcial removível com acessórios de precisão para fixar nos dentes naturais.
Isso porque esse dispositivo é mais estético que os grampos. Às vezes, são necessárias coroas nos dentes naturais para melhorar o ajuste da prótese.
Como são feitas as próteses?
Uma prótese parcial removível pode ser feita de metal (fundido) com presilhas metálicas para que fique bem pressa. Mas, também tem outra opção fabricada de material flexível (silicone), geralmente usada em locais como na frente da boca onde a estética é crucial.
Sem dúvida, as próteses de metal são mais fortes, facilitando a mastigação. Além disso, são mais fáceis de ajustar, caso haja a necessidade de apertar ou adicionar um dente posteriormente.
O que esperar de uma prótese parcial removível
– No início, sua nova prótese pode parecer estranha ou volumosa. Mas, isso é só uma sensação, logo você acabará se acostumando a usá-la.
– A prótese deve se encaixar com relativa facilidade. Além disso, não deve ser forçada porque isso pode dobrar ou quebrar os fechos.
– Seu dentista fornecerá instruções específicas sobre quanto tempo a prótese parcial removível deve ser usada e quando deve ser removida.
– Inicialmente, você pode ter que usar sua prótese parcial o tempo todo. Embora isso possa ser desconfortável no começo, é a maneira mais rápida de identificar áreas que podem precisar de ajustes.
– Se a prótese colocar muita pressão em uma área específica, esse ponto ficará dolorido. Então, o dentista terá que ajustar a prótese parcial para caber mais confortavelmente. Logo após fazer os ajustes, o dentista provavelmente recomendará que você retire a prótese parcial removível da boca antes de dormir e a recoloque ao acordar.
– Comer deve se tornar uma experiência agradável com a prótese. Portanto, comece comendo alimentos macios, cortados em pedaços pequenos. Mastigue nos dois lados da boca para manter uma pressão uniforme. Além disso, não coma alimentos extremamente pegajosos ou duros. Aliás, chicletes devem ser evitados durante o período de ajuste.
– A prótese parcial removível também pode ajudar a melhorar sua fala. Se você achar difícil pronunciar certas palavras, pratique a leitura em voz alta. Repita as palavras que lhe causam problemas. Com o tempo, você se acostumará a falar adequadamente com sua prótese.
Cuidando de sua prótese
– Ao limpar uma prótese, é uma boa ideia deixá-la sobre uma toalha para evitar que caia acidentalmente.
– O creme dental tradicional pode ser usado para limpar as peças. Apenas, cuidado com os cremes abrasivos , como aqueles que se propõe a serem clareadores, porque podem riscar o acrílico das próteses, desgastá-las com o tempo e descolorir permanentemente sua peça.
– Portanto, o melhor a fazer além da escovação diária, é usar periodicamente uma solução de limpeza profunda para absorver os alimentos armazenados na prótese. Esses produtos, geralmente vêm na forma de comprimidos efervescentes, especificamente formulados para limpar dentaduras. Você pode comprá-los na farmácia.
– Logo depois da imersão, verifique se há partículas de alimentos no interior da prótese e limpe usando uma escova de dente com cerdas mais duras. Estas escovas também são encontradas nas farmácias Saiba mais sobre os tipos de escovas de dente.
– Outra forma de limpar sua prótese é utilizar detergente neutro ou sabonete líquido neutro para fazer a escovação. Lembrando que cremes dentais podem manchar ou riscar a prótese. Além disso, a maioria dos produtos de limpeza domésticos são abrasivos e não devem ser usados para fazer a limpeza. Após a escovação, enxague abundantemente com água, para remover o produto. Os dentes remanescentes, quando presentes e a língua, devem ser higienizados com pasta de dente de sua escolha e com outra escova de dente com cerdas macias.
– Escove a prótese todos os dias para remover os depósitos de alimentos e a placa bacteriana. Isso ajuda a evitar manchas e odores desagradáveis.
– Detergentes e sabonetes neutros removem adequadamente restos de alimento e gordura que ficam presas nas próteses.
– Evite usar uma escova com cerdas muito duras, pois isso pode danificar a prótese.
– Uma prótese pode perder sua forma adequada se não for mantida úmida. À noite, a prótese deve ser colocada em solução de imersão ou água. Seu dentista pode recomendar o método adequado para manter suas próteses limpas e em bom estado.
Saiba mais: Como higienizar sua prótese dentária (dentaduras e próteses removíveis)
Ajustes
Com o tempo, pode ser necessário ajustar a prótese. À medida que envelhece, sua boca muda naturalmente, o que pode afetar o ajuste. Saiba que seus ossos e gengivas podem diminuir ou encolher, resultando em desajuste da prótese parcial removível.
Para conhecer todas as opções disponíveis para restaurar seu sorriso, agende uma consulta. Fale com a gente.
No responses yet