escova de dente

Quando se trata de escova de dente, suas opções podem parecer infinitas. Isso porque, geralmente vêm em todos os tamanhos, formas e cores. Mas, no geral, existem duas categorias principais: as escovas de dente manuais, ou seja, as tradicionais, e as escovas de dente elétricas. 

Ambas podem ser muito eficazes se usadas ​​adequadamente e de forma regular. Portanto, considerando a variedade de escovas de dente disponíveis no mercado, você deve escolher a que atenda melhor suas necessidades de escovação. Assim, poderá manter uma boa saúde bucal.

Escova de dente tradicional

Na maioria dos casos, uma escova de cerdas macias é melhor para remover a placa bacteriana e os resíduos dos dentes. Além disso, não machucam as gengivas.

As escovas com cerdas duras são mais adequadas para pessoas que usam implantes dentais ou dentaduras, já que exigem uma limpeza mais rigorosa.

Escovas de cabeça pequena também são preferíveis, pois podem alcançar melhor todas as áreas da boca, incluindo os dentes posteriores mais difíceis. 

Uma das melhores e mais fáceis maneiras de melhorar a escovação é usar uma escova de dente elétrica. Ao contrário de uma escova manual, esse tipo de escova faz todo o trabalho para você. 

De fato, a escovação pode ser mais eficaz usando esse recurso, o que resulta em menos cárie dentária.

Como encontrar uma escova de dente confortável?

Qualquer escova de dente que você escolher deve ter cerdas macias. Isso porque, cerdas duras podem fazer com que o tecido da gengiva se afaste dos dentes.

Em consequência disso, a raiz do dente é exposta tornando-se mais sensível ao calor, ao frio ou a certos alimentos e bebidas.

Selecione um tamanho de cabeça de escova de dente que possa caber facilmente na boca e escovar um a dois dentes por vez (o tamanho ideal é de 1 de comprimento e ½ de largura).

Uma escova gasta não faz um bom trabalho de limpeza dos dentes. Portanto, lembre-se sempre de substituir sua escova a cada 3 ou 4 meses.  

Escova de dente elétrica ou manual?

Antes de mais nada, é importante destacar que as escovas de dente elétricas não limpam os dentes melhor do que as escovas comuns. 

No entanto, se uma escova de dente elétrica o motivar a limpar os dentes com mais frequência e pelo tempo necessário, vale a pena o investimento.

Aliás, algumas escovas de dente elétricas incluem temporizadores de dois minutos que garantem o tempo certo de escovação.

Casos especiais

Quem precisa de assistência para escovar os dentes, incluindo pessoas com artrite (ou qualquer condição que possa limitar a mobilidade), as escovas de dente elétricas são melhores escolhas do que as escovas de dente manuais.

Escova de dente para crianças

As escovas de dente para as crianças devem ter as seguintes características:

– Cerdas macias (para limpeza suave);

– Cabeças pequenas (projetadas para dentes de leite);

– Hastes grandes (mais fáceis para as crianças segurarem).

Etapas para uma melhor escovação:

Coloque as cerdas da escova de dente em um ângulo de 45 graus em relação à linha da gengiva.

Use pressão suficiente para sentir cerdas nas gengivas e entre os dentes. Mas não esmague as cerdas.

Escove todas as superfícies internas e externas dos dentes várias vezes, usando movimentos curtos de vibração e depois, circulares. Além disso, certifique-se de escovar ao longo da linha da gengiva também.

Alcance todos os dentes e limpe a língua

Escove as superfícies de mastigação diretamente. Limpe as superfícies internas dos dentes da frente inclinando a escova verticalmente e fazendo movimentos para cima e para baixo.

Sua escova de dente pode limpar apenas um ou dois dentes de cada vez. Portanto, mova sua escova frequentemente para alcançar todos os dentes e escove por dois minutos.

Logo depois de escovar os dentes, lembre-se de escovar a língua. Isso porque as bactérias orais podem permanecer nessa região.

Conclusão

Por fim, se você ainda estiver indeciso sobre qual escova usar, consulte o dentista para obter mais orientações.

Então, como citamos, você pode escolher uma escova tradicional ou elétrica. Na realidade, qualquer escova que você se sinta confortável em usar funcionará bem. 

Portanto, o mais importante é escovar os dentes corretamente, e escová-los por tempo suficiente. A maioria das pessoas escova os dentes em menos de um minuto.

Mas, para alcançar efetivamente todas as áreas da boca e remover bactérias causadoras de cáries, escove por cerca de dois minutos, três vezes ao dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

E-Book Harmonização Facial

Digite seu endereço de e-mail abaixo para obter atualizações gratuitas do blog!

Fechar

Seu e-mail é completamente SEGURO conosco!

E-Book - Guia de Saúde Bucal Materno-Infantil e Adolescente

Digite seu endereço de e-mail abaixo para obter atualizações gratuitas do blog!

Fechar

Seu e-mail é completamente SEGURO conosco!