A resina está ganhando fama por meio da popularização da faceta dentária, que é um procedimento odontológico destinado a recobrir os dentes para melhorar sua estética . No entanto, essa não é a principal função da resina dentro da odontologia. Então, se não for por estética para que serve a resina?
Aqui você verá a importância da resina e para que ela serve.
O que é resina e quando devo usa-lá?
A resina é uma espécie de massinha modelável à estrutura do dente feita de partículas minerais de natureza inorgânica na sua maior parte, principalmente o quartzo, vidro ou a sílica. Ela tem como objetivo corrigir a cor, formato e tamanho dos dentes. Sua utilização ocorre de várias maneiras, dentre as mais comuns aqui na clínica são: quebra do dente, onde é feito uma modelação manual com a resina para preencher o dente quebrado, deixando-o inteiro novamente de forma mais natural possível. Além disso, também é bastante utilizada para restaurar dentes que tiveram cáries e para facetas dentárias (procedimento odontológico destinado a recobrir os dentes para melhorar sua estética e função), a famosa “lente de contato”.
Mas quando devo usar resina?
- Restauração dentária ou “obturação”, costuma ser feita para recuperar o dente após cáries, por exemplo.
- A resina pode ser usada para tratar o bruxismo que é o ranger dos dentes involuntariamente, através do levantamento da mordida
- Faceta dentária, corrigindo cor, alinhamento e formato dos dentes.
Principais benefícios da resina
Sua principal vantagem em relação a outros tipos de procedimentos é o aspecto natural em que se dá ao dente, deixando-o quase idêntico ao natural.
Apesar de ficar atrás de materiais como a porcelana, a resina tem uma boa durabilidade, podendo permanecer intacta de 3 à 10 anos dependendo das circunstâncias.
Agora, falando de facetas especificamente, sua vantagem deve-se, principalmente, a rapidez do procedimento, proporcionando um sorriso bem natural .
Custo da resina para faceta
Existem dois tipos de facetas: as de resina que custam à partir de R$600 dependendo do tipo de resina a qual estamos falando e as de porcelana que custam à partir de R$1.500.
Como devo cuidar da saúde bocal após a aplicação da resina?
Com o passar do tempo a resina pode sofrer alteração de cor considerável .Para que isso não ocorra e para prolongar a vida útil da sua resina, siga algumas dicas:
- Evitar tomar café com frequência
- Não escovar os dentes com muita força
- Utilizar escovas com cedas macias
- Parar de roer unhas ou qualquer outro tipo de material que não seja alimento.
O uso da resina vale a pena?
Como visto, a resina se mostra bem natural quando aplicada corretamente independentemente a que for destinada. Seu custo-benefício se destaca quando comparada à outros materiais como as porcelanas no caso das facetas. Entretanto, mesmo sendo uma boa opção, um profissional capacitado é imprescindível para que não ocorra deformação, amarelamento ou desgastes desnecessários. Além de garantir um sorriso mais natural e harmonioso.
Está pensando ou precisa colocar faceta? Entre em contato e faça seu orçamento comigo, Dra. Patrícia.
No responses yet