Será que você precisa remover os dentes do siso? Muitas pessoas vêm até meu consultório com essa preocupação. Para a maioria dos pacientes, a dor é um sinal revelador de que os dentes do siso podem precisar de extração. Mas esse não é o único sintoma comum.
Outros incluem infecções recorrentes no tecido mole atrás dos últimos dentes, cistos, danos nos dentes vizinhos, bem como cáries e doenças gengivais. Em muitos casos, os dentes do siso precisam ser removidos porque afetam o demais. Isso acontece porque às vezes eles não têm espaço para se desenvolver.
Quando a remoção é necessária?
Logo depois de um raio-x para confirmar sua posição e crescimento, é recomenda a extração do dente do siso com base no formato de sua boca e na saúde dos outros dentes. A seguir, algumas causas comuns para a remoção.
Dentes do siso impactados
Em alguns casos, os dentes do siso são “impactados” e não têm espaço suficiente para emergir da gengiva e se desenvolver normalmente. De fato, os dentes do siso impactados podem não apresentar sintomas, mas quando mostram, incluem:
– Gengivas inchadas, sensíveis ou sangrando
– Dor na mandíbula
– Inchaço ou rigidez na mandíbula
– Mau hálito
– Dificuldade em abrir a boca
– Crescimento incorreto
Em certas situações, quando os dentes do siso crescem, ocupam muito espaço na boca. Esses dentes não podem ser endireitados com aparelho. Quando a boca está superlotada, nenhum procedimento pode ser feito para que os dentes se encaixem. A única opção é removê-los.
Dor e irritação
À medida que os dentes do siso crescem, eles podem causar dores. Se você sentir dor ou desconforto ao comer, esse pode ser um motivo para a remoção do dente do siso. A comida pode ficar presa entre as gengivas e a parte superior dos dentes.
Isso pode causar muitos problemas se você não conseguir chegar à parte de trás da boca e limpar bem durante a escovação. Marque uma consulta para fazer exames. Eles podem determinar a origem da dor.
Os dentes do siso não são retos
Se os dentes do siso crescerem tortos, eles podem fazer os outros se moverem, causando danos. Você também deve considerar a remoção do dente do siso antes do tratamento ortodôntico para permitir mais espaço para alterações nos desalinhamentos.
Gengivas inflamadas
Às vezes, quando os dente do siso começam a brotar, eles podem criar uma camada de tecido gengival que fica próximo ao dente. Este tecido pode reter pequenas partículas de alimentos e bactérias.
O tecido ao redor dos dentes pode ficar duro e inflamado, dificultando a limpeza (pericoronite). Também pode ocorrer ao redor do dente do siso que ainda está embaixo da gengiva.
Um cisto se forma ao redor do dente
É chamado de cisto a formação de uma bolsa cheia de líquido ao redor dos dentes. Quando esse problema não é tratado, a tendência é destruir ossos, as raízes e as estruturas vizinhas. Como resultado, em casos mais graves, pode se transformar em um tumor e exigir cirurgia adicional.
Conclusão
Por fim, qualquer que seja a condição em que seus dentes se encontram, ir ao dentista regularmente pode prevenir ocorrências dolorosas no futuro. Uma rotina regular de escovação e o uso de fio dental manterá seu sorriso livre de infecções e dores.
Para saber se você deve remover os dentes do siso marque uma consulta hoje mesmo!
Veja também: 6 benefícios do microagulhamento para a pele
No responses yet