As cáries podem surgir quando alimentos que contêm carboidratos ficam presos entre os dentes e não são completamente removidos com a escovação e uso do fio dental.
As bactérias da placa consomem estes carboidratos e geram subprodutos ácidos que corroem o esmalte do dente, criando buraquinhos (cáries). Sem tratamento, esses orifícios podem aumentar ao longo do tempo até destruir todo o dente.
A principal causa de cárie dentária é o consumo de alimentos e bebidas açucaradas. Portanto, quanto mais açúcar é consumido, mais ácido é produzido, levando à deterioração do dente. Assim, o açúcar combinado com a placa leva ao enfraquecimento do esmalte, deixando-o vulnerável à cárie dentária.
Cada vez que você come um lanche açucarado, seus dentes ficam vulneráveis a danos causados pelos ácidos pelos próximos 20 minutos. Sem dúvida, é importante entender as causas da cárie dentária para aprender a cuidar dos dentes e da saúde.
Causas comuns de cáries dentárias
Os alimentos que grudam nos dentes têm maior probabilidade de promover cáries, bem como bolos, pães, biscoitos refrigerantes e achocolatados, dentre outros. Portanto, escovar os dentes depois de comer não só remove a placa bacteriana, mas também ajuda a manter sua saúde bucal.
Tratamento
Antes de mais nada, você deve consultar seu dentista. O tratamento mais comum e eficaz para a cárie dentária consiste em remover o material deteriorado e preencher a cavidade com resina.
Se você possui obturações, é importante verificar se há sinais de desgaste, como parte de sua rotina diária de saúde bucal. Com o tempo, as bordas das obturações podem ficar ásperas e o material de preenchimento enfraquecer e começar a quebrar. Isso pode causar certa dificuldade para a remoção da placa bacteriana e infiltrações de bactérias causando o reaparecimento das cáries.
Se a cárie dentária for grave e ocorrer muita destruição do dente, o dentista provavelmente usará uma coroa em vez de uma obturação para reparar os danos.
Quando são necessárias coroas
Se a cárie dentária for grave, o dentista provavelmente usará uma coroa em vez de um preenchimento para reparar os danos. Isso porque uma coroa é maior que um preenchimento e cobre a parte superior do dente depois que a área deteriorada é removida.
Independentemente do tipo de preenchimento ou coroa que você tenha, siga uma rotina completa de cuidados bucais, com escovação três vezes ao dia e uso do fio dental diariamente. Dessa forma, poderá evitar a placa bacteriana e futuras cáries.
Como prevenir cáries
Para prevenir cáries, algumas medidas podem ser tomadas para ajudar a fortalecer os dentes, além de uma alimentação saudável:
Pasta de dentes com flúor: escove regularmente os dentes com um creme dental composto de flúor. Isso porque o fluoreto ajuda a evitar cáries, diminuindo a quebra do esmalte e acelerando o processo de remineralização. Assim, o novo esmalte que se formará será mais duro e resistente ao ácido.
Uso diário do fio dental: use fio dental diariamente para ajudar a remover a placa bacteriana e as partículas de alimentos nos espaços entre os dentes, onde a escova não alcança. Isso ajuda a promover dentes e gengivas saudáveis.
Troque sua escova de dente: lembre-se de trocar a escova de dente quando estiver desgastada ou a cada três meses, porque quanto mais novas as cerdas, mais placa a escova poderá remover. Saiba com que frequência trocar sua escova de dentes.
Consultas regulares ao dentista: agende visitas regulares ao seu dentista para uma limpeza e exame de rotina.
No responses yet