escova de dente

É fácil saber quando substituir sapatos gastos ou roupas desbotadas. Mas com que frequência você deve trocar sua escova de dente? De fato, muitas pessoas têm essa dúvida, por isso vamos esclarecer essa questão.

Então, o ideal é substituir a escova de dente a cada 3 ou 4 meses. Mas, em caso de dúvida, observe as cerdas. Se estiverem desgastados, não limparão os dentes completamente. 

Aliás, como as crianças escovam com mais rigor do que os adultos, elas podem precisar trocar suas escovas de dentes com mais frequência.

Escova de dente: manual ou elétrica?

Existem dois estilos de escovas de dente que podemos considerar: manual e elétrica. Portanto, escolha aquela que considerar mais confortável. Uma escova de dente manual é portátil e está pronta para o uso sempre que você precisar. Além disso, não faz barulho e você terá controle total sobre a pressão exercida sobre os dentes e gengivas. 

No entanto, uma escova de dente elétrica requer carregamento e não é muito prática para levar numa viagem. Por outro lado, o movimento rotativo das cerdas facilita a limpeza entre os dentes e na linha da gengiva.

Muitas escovas de dentes elétricas possuem sensores embutidos para garantir que você escove por tempo suficiente e não pressione demais.

Manutenção da escova de dente

Não importa que tipo de escova de dente você use, mantenha-a limpa. Portanto, a recomendação é enxaguar a escova com água da torneira depois que você realizar a escovação.

Assim, poderá remover o creme dental e a saliva. Em seguida, guarde a escova de dente na posição vertical, com as cerdas posicionadas para que possam secar ao ar livre.

Como guardar a escova?

Saiba que armazenar uma escova de dente em um recipiente fechado pode gerar a formação de bactérias. Por isso é melhor deixar as cerdas da escova totalmente secas entre cada uso. Se você estiver viajando, considere usar escovas de dente descartáveis ​​durante a viagem.

Escovar os dentes do bebê

Escovas de dente de silicone já são populares para bebês e crianças. Sem dúvida, o início precoce da higiene bucal é uma boa maneira de estabelecer hábitos de escovação ao longo da vida. 

Quando os dentes de um bebê começar a entrar em erupção, seu dentista provavelmente recomendará o uso de uma escova de dente. 

Dentição do bebê

Lembrando que antes do primeiro dente de um bebê, você deve limpar as gengivas e a língua com uma gaze limpa ou dedal de silicone após cada mamada.

Você também pode considerar esse tipo de escova para ajudar seu bebê a lidar com a dentição. Existem vários modelos fáceis de segurar e ainda mais fáceis de mastigar. 

As cerdas de silicone limpam as gengivas enquanto as massageiam a medida que o bebê mastiga. Além disso, essa ação de massagem ajuda a aliviar o desconforto da dentição.

Qual escova de dente escolher?

Independentemente do tipo de escova que você preferir comprar, seja uma escova padrão, elétrica ou de silicone, o mais importante é que a escovação seja feita três vezes ao dia, durante dois minutos. 

Assim, é possível evitar a formação de placa bacteriana. Na dúvida, pergunte ao seu dentista sobre o melhor tipo de escova e creme dental para suas necessidades de saúde bucal.

O ideal é escovar os dentes da forma correta ao acordar pela manhã, depois das refeições (pelo menos após a principal) e antes de dormir. 

Por fim, adquira o hábito de comprar novas escovas de dente para todos da sua família várias vezes ao ano. A frequência com que você troca a escova depende de vários fatores, mas é melhor sempre ter uma escova de dente nova e fresca aguardando para ser usada.

3 Responses

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

E-Book Harmonização Facial

Digite seu endereço de e-mail abaixo para obter atualizações gratuitas do blog!

Fechar

Seu e-mail é completamente SEGURO conosco!

E-Book - Guia de Saúde Bucal Materno-Infantil e Adolescente

Digite seu endereço de e-mail abaixo para obter atualizações gratuitas do blog!

Fechar

Seu e-mail é completamente SEGURO conosco!