Pais preocupados com o sorriso dos filhos logo percebem quando há algo de errado. Então, será que seu filho já tem idade suficiente para começar o tratamento com aparelho?
Geralmente, o dentista recomenda o uso de aparelho para melhorar a aparência “orofacial” do paciente.
Através do tratamento ortodôntico são corrigidos problemas como dentes tortos, mordida cruzada, sobremordidas, posição incorreta da mandíbula e distúrbios das articulações da mandíbula.
A melhor idade
Não existe a “melhor” idade para usar aparelho. Mas, para a maioria das crianças, o melhor momento está entre 06 e 14 anos.
Nessa fase da vida, a boca e a cabeça da criança ainda estão crescendo e os dentes permanentes estão em erupção.
No entanto, o tempo exato depende do crescimento e da rapidez com que surgem os dentes de uma criança. O tratamento com aparelho também pode ser eficaz em adolescentes e adultos mais velhos.
Que tipo de aparelho você deve usar?
Sem dúvida, o profissional qualificado saberá qual aparelho é melhor para o seu caso específico.
De qualquer forma, as opções são as seguintes: aparelho fixo, aparelho fixo estético, aparelho lingual, aparelho móvel e aparelho extensor de palatino.
Quanto tempo leva o tratamento com aparelho?
Então, você deve estar se perguntando por quanto tempo terá que realizar o tratamento com aparelho? Saiba que isso irá depender do tipo de tratamento que você está realizando.
Certamente, quanto mais complexo for o seu problema, além da sua idade, mais longo será o tempo de tratamento. Mas, a tendência é usar um aparelho por cerca de 18 a 30 meses.
O tratamento com aparelho será desconfortável?
Isso depende da aceitação de cada pessoa. Os fios de interconexão são ajustados a cada visita, pressionando levemente os suportes ou faixas para deslocar os dentes, gradualmente para a melhor posição. De fato, essa área pode ficar levemente dolorida depois de cada visita ao dentista.
Mas o desconforto é breve. Lembre-se também que alguns dentes podem precisar ser extraídos para deixar espaço para os dentes serem trocados e para o alinhamento adequado.
A correção da mordida também resolve muitos problemas como a redução da dor na articulação e torna a mastigação menos dolorosa. Sem dúvida, é um investimento que vale a pena.
Tratamento com aparelho em adultos
Certamente, o aparelho pode ser bastante eficaz para adultos. Os estilos modernos são muito menos visíveis do que os aparelhos do passado. De fato, cerca de 20% dos pacientes com aparelho têm mais de 18 anos.
Muitos adultos decidem adquiri-lo porque não puderam pagar por eles quando criança e agora podem, ou porque seus dentes mudaram com a idade.
Sem dúvida, fazer um tratamento com aparelho, mesmo quando adulto, pode proporcionar décadas de dentes alinhados e mais atraentes. Além disso, é a melhor maneira de corrigir sérios problemas estruturais.
A tecnologia da computação em ortodontia melhorou bastante, fornecendo fios e suportes “inteligentes” que movem os dentes de maneira mais rápida e eficiente.
Conclusão
Por fim, o tratamento com aparelho pode não ser exatamente agradável, mas são menos visíveis, menos dolorosos e mais eficientes do que em décadas passadas. Agora os suportes são transparentes, tornando a aparência menos perceptível.
Além disso, novos fios ativados por calor movem os dentes com pressão constante e mais gradual. Assim, cada ajuste dói menos e os dentes se realinham mais rapidamente.
Algumas pessoas podem usar aparelhos por razões estéticas, mas também há vários benefícios para a saúde dos dentes. Isso porque, dentes alinhados são mais fáceis de limpar, o que reduz a cárie e a gengivite.
2 Responses
[…] Tratamento com aparelho: qual melhor idade para começar? […]
[…] Tratamento com aparelho: qual melhor idade para começar? […]